quinta-feira, 16 de julho de 2009

História da Freguesia de Beduído

  • A freguesia de Beduído, situada numa campina na margem direita do Rio Antuã, aparece referida sob a designação de "Vila Antoan" (Antuã hoje), em textos medievais, conhecendo-se a sua primeira alusão nos fragmentos das actas do Concílio de Lugo, (aproximadamente no ano de 569).
  • Antuã, não só designa a vila rústica que englobava a freguesia de Beduído e parte da de Salreu (S. Martinho de Salreu), mas igualmente o Rio que atravessa e desagua na Ria de Aveiro.
  • Segundo Lopes Pereira, os limites da Vila de Antuã, vieram a formar a área do seu couto e julgado, no século XI, altura em que se ia erguendo o "primitivo núcleo rural e gregário de Avanca".
  • No sec. XIII a Vila de Antuã passa de senhorio civil para o Mosteiro de Arouca - fato devidamente confirmado na Carta passada por D. Afonso III a 25 de Outubro de 1257, em Coimbra, a doar os Coutos de Antuã e Avanca ao referido Mosteiro em troca do Couto de Bouças (este, anteriormente doado ao Mosteiro por sua tia D. Mafalda, que o recebeu por testamento de seu pai, D. Sancho I).
  • Couto de Antuã e Avanca abrangia as freguesias de Avanca, Beduído e parte de Salreu. "E assim se consolidou no domínio do Convento de Arouca (...) o antigo núcleo do moderno concelho e da actual comarca de Estarreja".
  • A sede do Couto, pelo menos no séc. XVI, era no "Lugar de Estarreja" onde havia a casa em que se faziam as audiências. Beduído foi adquiríndo maior importância que a margem esquerda da "Vila", com o poderio das freiras de Arouca, tornando-se cabeça de contacto por ordem de D. Afonso VI, em 1667.
  • Até 1700 tinha o termo de Estarreja dois juízes ordinários postos pelo rei". Desde então a administração da justiça passou para as freiras, direito que foi extinto com as reformas radicais do liberalismo, em 1834.
  • No séc. XVIII, a freguesia de S. Tiago de Beduído enquadrava-se na província da Beira Baixa, bispado do Porto, comarca de Esgueira, termo da Vila de Estarreja e pertencia ainda ao Mosteiro de Arouca.
  • Estarreja aparece em 1832, como sede de comarca, com nove freguesias. Em1835 torna-se julgado e em 1842 era concelho do Distrito de Aveiro, com 7 freguesias: Avanca, Beduído, Bunheiro, Murtosa, Pardilhó, Veiros e Salreu (esta última tinha sido desanexada, em 1835, do concelho da Bemposta.
  • Actualmente, o concelho de Estarreja mantém o mesmo número de freguesias, com ligeira alteração na sua composição: foram integradas as freguesias de Canelas e Fermelã (ambas tinham pertencido ao extinto concelho da Bemposta) e saíram as do Bunheiro e da Murtosa em 30/12/1926 para formar o actual concelho da Murtosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário