- Em 1 de Janeiro do ano de 569, sob o reinado dos Suevos, foi elaborada a relação das Igrejas existentes no Bispado de Coimbra, de entre as 6 igrejas existentes, já havia referência às de Antuã.
- No dia 21/10/1265, D. Afonso III o Bolonhês, juntou as terras do Antuã e as de Avanca e com elas formou para as Freiras de Arouca, o Couto de Antuã.
- Pelo censo de população mandado fazer por D. João III, em 1527, Estarreja e Beduído, tinham 50 fogos e pertenciam ao concelho do Antuã.
- A 1ª designação oficial do concelho de Estarreja apareceu a 10/06/1529, no reinado de D. João III.
- Em 1578, o cardeal D. Henrique nomeou 5 funcionários para o concelho do Antuã.
Entre os conspiradores contra o domínio de Castela, que em 01/12/1640, aclamaram D. João IV, estava Henrique de Mendonça, Fidalgo natural de Avanca. - O primeiro Conde de Beduído foi Lourenço de Sousa, no reinado de D. Afonso VI, em 1667.
- A Feira de Santo Amaro que se realiza no dia 15 foi instituída por D. Afonso VI, por alvará de 1663: "Feira a realizar em torno da ermida de Santo Amaro".
- No século XII, o Rio Antuã demarcava as dioceses do Porto e de Coimbra, posto que os territórios paroquiais se estendessem por uma e outra margem.
- Em 1818, foi criado o título de barão de Beduído, na pessoa de Nicolau Xavier de Figueiredo Melo de Beilhões Lemos Castelo Branco.
- Em 1858, foi fundada a Filarmónica Estarrejense, que antes da sua extinção também se denominou Banda Municipal de Estarreja.
- Os foros eram pagos, anualmente, no dia 15 de Agosto, no local onde é hoje a Pr. Francisco Barbosa, em benefício das freiras de Arouca.
- Em 1864 (ano da inauguração do caminho de ferro entre Estarreja e Taveiro (Coimbra), um grupo de 600 estudantes, em greve, liderados por Antero de Quental, saíram de Coimbra e em Estarreja esperaram os restantes, para se dirigirem ao Porto em protesto contra o Ministério do Duque de Loulé (era a chamada rolinada).
- As pastagens das terras das margens da Ria permitíam uma importante criação de gado, sobretudo bovino e cavalar.
- Faziam-se excursões de Estarreja a Bestida e esta tinha um serviço de lanchas e barcas que atravessavam a Ria até à Torreira.
- Beduído teve uma importante indústria de fabrico de óleo de peixe.
- Em 1875, o concelho de Estarreja compunha-se das freguesias de Avanca, Beduído, Bunheiro, Canelas, Fermelã, Murtosa, Pardilhó, Salreu e Veiros. Pertencia ao Distrito do Douro e eram 5 suas paróquias: Avanca, Beduído, Murtosa, Pardilhó e Salreu. Tinha 18 600 hectares de superfície e 33000 habitantes.
- O Jornal de Estarreja, foi fundado a 12 de Abril de 1883.
- O Campo de S. Gonçalo (C.D.E.) foi inaugurado no dia 08/09/1946. O jogo efectuado nesse dia, foi entre o C. F. "Os Belenenses" e a União Desportiva Oliveirense, tendo vencido o jogo inaurangural o Belenenses por 4/0.
- O Cine Teatro de Estarreja foi inaugurado em 11 de Março de 1950, com a apresentação do filme "As Aventuras do Príncipe Charlie".
- O serviço regular de comboio entre Estarreja e V.Nova de Gaia, foi inaugurado a 8/06/1963. O comboio era composto por 20 vagões, cerca de 300 pessoas.
- A Igreja de Santiago de Beduído sofreu um incêndio em Março de 1922.
- O combate de Estarreja no periodo da Restauração da Monarquia (também conhecido pela "Traulitania") deu-se em 11 de Fevereiro de 1919.
- O Padre Donaciano fundou Quimigal (Então conhecida por "Amoíaco Português", um grupo de Teatro e o Orfeão de Estarreja. Uma das suas grandes paixões era a música e a Banda de S. Tiago de Beduído foi sua protegida.
- José da Costa Mortágua fundou em 1887 o Jornal local humorístico, intitulado "O Gafanhoto", mais tarde tomou o nome de "Estarrejense" e de características noticiosas, tendo-lhe mudado mais tarde o titulo para "Jornal de Estarreja".
- A última vez que o saudoso Vasco Santana fez teatro, foi em Estarreja.
- No início do século publicou-se em Estarreja o Jornal O Pimpão do Carnaval
- Data ao ano de 1897 uma das 1ªs referências ao CARNAVAL de ESTARREJA.
Trabalho de casa
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário