quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maria Barbuda e Marques Sardinha







Maria Barbuda, assim conhecida devido às barbas que ostentava, foi a mais famosa cantadeira da região.
Filha de Manuel de Sousa e de Constança Marques Couto, seu verdadeiro nome era Maria Marques de Souza, nasceu em 16 de Setembro de 1869, em Beduído, Estarreja, e faleceu em 31 de Dezembro de 1946, no lugar do Outeiro do Coval, Estarreja, com 77 anos. Foi casada, em primeiras núpcias com Matias José Lopes, de Veiros, e em segundas núpcias com António Viola, do Bunheiro, Murtosa.

José Maria, conhecido como Marques Sardinha, era filho de Domingos Marques e de Maria Valente da Fonseca. Nasceu no lugar de Sardinha, Avanca, a 2 de Abril de 1859. Faleceu a 1 de Abril de 1941, aos 81 anos, solteiro.

Maria Barbuda foi uma das principais companheiras de Marques Sardinha nos desafios. Nas suas respostas e contra-respostas, fizeram com que suas trovas sejam relembradas até a presente data.

Um comentário:

  1. Meu pai, natural de Aveiro, falava-me com frequência da arte destes dois. que ele presenciou em feiras.
    Na Casa-Museu dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa,há um quadro de uma mulher com um leve bigode, e eu contei a história dos dois repentistas. Gostaria de saber onde obter registo das suas palavras, para recriar o quadro. Tenho o chapéu de veludo preto da minha bisavó, que nasceu na Quintã do Loureiro, perto de Cacia. Se alguém me puder enviar esses textos, ficaria extremamente grata.

    ResponderExcluir